Paz e graça, espero que esteja tudo bem contigo, e que este devocional o ajude em alguma situação que esteja passando. Como propósito, convido a meditar à luz deste texto nas tentações de Jesus e como elas se conectam com as tentações que nós também enfrentamos.
Olhando para Lucas 4:1, gostaria de conectar sua vida, porque boa parte das nossas reprovações são causadas pela falta de aplicação da Palavra. Por isso quero trazer 3 pontos que falaram muito ao meu coração.
1 - Estar cheio do Espírito Santo.
Lucas neste capítulo nos informa que Jesus começa o episódio da tentação cheio do Espírito Santo, e não para por aí, ele também termina cheio do Espírito Santo, Lucas 4:1 e Lucas 4:14, ou seja, ele inicia e termina no poder do Espírito Santo. E isso nos ensina como viver uma vida plena no poder de Deus.
Para estarmos aptos a passar pelos testes, precisamos estar cheios do Espírito de Deus, plenos do Espírito e guiados por Ele. Não podemos tomar decisões por nós mesmos, não podemos agir pelos nossos impulsos, antes de tomar qualquer decisão, seja grande ou pequena, ore ao Senhor, busque força, direcionamento, não saia para o campo de batalha com suas próprias forças. Não temos condição de vencer a luta espiritual com as nossas próprias armas.
Quando Jesus é tentado para transformar pedra em pão, ele está passando por uma proposta legítima, porém, tentadora: "saciar a fome e provar que era o Filho de Deus". Quantas vezes somos tentados a tomar posse de alguma coisa, tirar proveito das situações, o inimigo sempre estará te tentando, mas pense uma coisa, ao mesmo tempo Deus estará te provando. E nossa obrigação é buscar o pão de cada dia, não queira alcançá-lo de qualquer forma, pelos meios ilícitos, nem tudo nos convém.
Exemplos de situações que podem chegar até você:
Propostas para ganhar dinheiro mais fácil;
Oportunidades para trair seu esposo ou esposa;
Vender ou comprar sonegando impostos, entre outras situações que você mesmo sabe em sua vida.
Você tem direito de lutar por uma vida melhor, mas não tem o direito de fazê-lo desagradando a Deus, existem coisas que fazemos só para agradar a nós mesmos ou nossa vaidade, tome muito cuidado.
2 - Poder e reconhecimento
Olhando para a segunda tentação quando o diabo diz: "...Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, em Lucas 4:6". Que tremendo seria Jesus fazendo tudo funcionar corretamente de acordo com a vontade de DEUS: Escolas, Prefeituras, Hospitais, Empresas, Famílias etc. Já pensou nisso? Eleger um líder, e ficar tranquilo que ele irá trabalhar exclusivamente pelas ordens de Jesus? Trabalhar em uma empresa segundo a oração de Deus? Tremendo seria, mas não é assim que funciona.
Te faço uma pergunta: Quem você adora ou adorou para estar onde está?
Entenda uma coisa, sua conquista, sua vida, família etc, só é ou será uma bênção, se ela for guiada por Deus. Porque quando nossos corações se colocam fora dos princípios e valores do Senhor, estamos nos curvando à tentação.
Cuidado com os pequenos testes em sua vida, por mais que nascemos e somos pecaminosos, iremos passar pelos testes que podem destinar seu péssimo futuro roubando, mentindo, sonegando ou traindo, são pequenos testes que, quando somos reprovados, vão gerando um perfil que não agrada a Deus. Existem portas que não foram abertas pelas mãos do Senhor, por isso, você precisa fechá-las, volto a falar: Cuidado com os pequenos testes em sua vida.
O inimigo não vem com chifres, todo cheio de ira, ele vem transfigurado de luz, e sem o poder do Espírito Santo não conseguimos discernir essas tentações e sair aprovados.
3 - O poder espiritual
Em nossa jornada cristã ou em todas as jornadas da vida, passamos por fases que nos tornam um pouco mais experientes, como um jogo, sempre buscando o próximo nível, mas a cada fase, os nossos olhos espirituais precisam abrir por causa da tentação após tentação, veja o que o inimigo diz para Jesus: "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo." Quantas vezes não passamos por situações assim, querer mostrar o quão experientes somos no mundo espiritual, quem ora mais, quem expulsa mais demônios, quem é mais usado para curar enfermos. O quão perigoso é provar o poder de DEUS para mostrar quem somos.
Às vezes começamos a achar que é por nossa causa que a igreja está cheia, que o louvor está lindo, e sem a nossa presença nada funciona ou acontece. Cuidado com essa tentação de achar que é poderoso espiritualmente, que é exclusivo. Não somos nada. Precisamos ter firmeza no dia a dia para não querermos nos atirar do pináculo e achar que anjos virão nos sustentar.
Procure conhecer a DEUS melhor, pode ser que conheça bem a Bíblia por completo, mas conhece a DEUS e o seu Poder?. Seja Cheio do Espírito Santo, busque a cada dia, aproximar mais do Senhor e ter intimidade com Ele, porque o nosso papel é servir ao Senhor.
Que o Senhor Deus não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal. Que possamos aprender de Jesus, que era o que era, mas era manso e humilde de coração.
Amém, tenha um ótimo dia.